Histórico
1974
Nasce a BrasilSAT que, a princípio com o nome de Harald, inova o setor de telecomunicações ao fornecer para a Telepar (atual Brasil Telecom) uma antena Helicoidal, cujo projeto possibilitou o uso de sistemas com 64 canais, quando o padrão da época era de apenas 24 canais. Devido ao grande sucesso alcançado, outros tipos de antenas UHF foram lançados, como a Yagi, as Log-Periódicas e as Parabólicas Vazadas.
1975
Início das pesquisas que visavam à produção de refletores passivos de SHF para a substituição dos similares importados. Em virtude disso, hoje a BrasilSAT se afirma como a única fabricante de refletores passivos do Brasil.
1976
A BrasilSAT lança no mercado um novo modelo de torre, mais rígida e menos pesada, e por isso mais econômica em sua fabricação, fundação, transporte e instalação. Nesta mesma época, inicia-se a construção da nova sede no bairro Santa Cândida, em Curitiba, para atender a crescente demanda de produtos e serviços.
1984
É fundada a BrasilSAT S/A para atender com tecnologia mais avançada as exigências do mercado.
1988
A Harald é incorporada pela BrasilSAT S/A, dando início à BrasilSAT Harald S/A. Outras empresas acabam sendo incorporadas para atender a demanda do mercado, como: a Coaxial Eletrônica (produção de conectores e componentes), a Radiante (produção de multiacopladores) e a UNISAT (fabricação de equipamentos de recepção de sinais via satélite).
1997
A BrasilSAT Harald S/A passa a concentrar todas as atividades de produção e é criada a BrasilSAT LTDA, para atender as áreas de serviços.
1998
A BrasilSAT inicia a fabricação e comercialização de shelters em concreto, disponibilizando aos seus clientes todos os equipamentos de infra-estrutura para integração de estações de telecomunicações.
2000
A BrasilSAT adquire 45% do controle acionário da KF Tecnologia – empresa dedicada à realização de serviços de engenharia e transmissão e fabricação de repetidores celulares e rádios para o setor de telecomunicações
2002
A BrasilSAT recebe o troféu "Expressão de Excelência Tecnológica" na categoria produto, concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia através da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), pelo desenvolvimento da “Solução de Autoportantes de Perfil Semi-Aberto (TSA e RSA).
2003
A BrasilSAT abriga definitivamente as instalações da KF Tecnologia em seu pátio fabril.
2005
A BrasilSAT é eleita empresa Destaque do Ano”pela Plano Editorial e a equipe responsável pela edição do Anuário Telecom 2005, juntamente com consultores da Fundação Getúlio Vargas, no segmento de componentes, partes e peças. Além disso, incorpora definitivamente a KF Tecnologia.
2006
Lançado em janeiro, as celas prisionais transportáveis construídas em concreto estrutural apresentam excelente acabamento externo e elevada segurança contra fugas. Proporciona ótimo conforto interno dentro dos padrões estabalecidos pelos Direitos Humanos. Ampliando o mercado de atuação, a BrasilSAT lança nova linha de silos metálicos para o armazenamento de grãos. Garantindo um diferencial de qualidade, os silos poderão ser fabricados com até 32 m de diâmetro e alturas variadas. Durabilidade, robustez, ótima vedação e segurança são características deste produto.
2007
A BrasilSAT desenvolve e inicia a fabricação do bloqueador de celular em presídio, sendo esta uma solução inédita utilizando tecnologia de satélite. A inovação principal é o bloqueio do sinal de celular somente em um determinado perímetro do presídio, sem interferir na vizinhança. Também inicia a fabricação de torres eólicas em diversas alturas (40 m a 100 m) na configuração cilíndrica, as quais suportam geradores eólicos de 900 KW a 4000 KW
2008
A BrasilSat é a pioneira no Sul do Brasil a produzir Torres Eólicas metálicas de 90 metros de altura, com diâmetros de até 5,5m para os clientes Impsa, Suzlon e Alstom. Cada Torre Eólica tem o peso aproximado de 100 toneladas e são divididas em 05 tramos para permitir a movimentação e transporte até o parque eólico.
2012
A Brasilsat inicia a fabricação de mais de 60 Torres Eólicas metálicas de grande porte para o cliente General Electric (GE), produzindo e montando também os componentes internos da torre (suportes, plataformas, guarda-corpo, etc...).
2015
Inicia-se o projeto e fabricação de Estruturas metálicas para a parte interna das Torres Eólicas de concreto do Cliente WEG. Trata-se de plataformas metálicas de diversos tamanhos, escadas de alumínio, portas de acesso a torre, suporte do elevador, etc...
2019
A Brasilsat inicia os projetos de estruturas metálicas para o Mercado Solar, sempre com produtos diferenciados para oferecer ao cliente o melhor custo benefício.
HOJE
O Grupo BrasilSAT, antecipando as necessidades de seus clientes e procurando estar sempre à frente nos avanços tecnológicos, mantém um grupo de Pesquisa e Desenvolvimento, que conta com laboratórios, campos de provas bem como investimentos em maquinários de última geração.